-
Arquitetos: TRACKS
- Área: 1028 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Guillaume Amat
-
Fabricantes: Danpal, EVERLITE, Forbo Flooring Systems, Knauf, VELUX Commercial, VMZINC
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma área pedonal arborizada no coração da cidade histórica de Perthes-en-Gâtinais, no sul da região de Seine e Marne (77).
Com esforços conscientes de reduzir o incômodo do canteiro de obras, a construção foi concluída em dez rápidos meses. A cidade que recebeu o projeto faz parte do parque natural regional (PNRGF) fazendo com que o desenho fosse planejado com grandes ambições ambientais. A escola é feita em madeira e seu layout linear cria uma área espaçosa que incentiva a natureza pedonal da localização do jardim de infância.
Este novo espaço é visualmente mais generoso e reforça a natureza bucólica e íntima da vegetação rasteira na qual o novo equipamento está inserido. Chegando à “vida”, este parque oferece a oportunidade de continuar sua inscrição na história da cidade e oferece um espaço generoso apropriado para todos os residentes de Perthes e seus filhos.
CONCEITO ARQUITETÔNICO
A forma do projeto empresta sua geometria arquetípica e típica do centro histórico da cidade, reinterpretando seu perfil icônico para desenhar um símbolo apropriado. A nova escola é montada no mesmo nível, linearmente, permitindo criar identidades volumétricas distintas pelo espaço, com larguras e alturas variáveis para cada programa. Dentro desses volumes, é possível oferecer uma particular espacialidade e generosidade ao ensino primário. Eles são amplamente abertos para os playgrounds e para o cenário do passeio arborizado. Todos os espaços interiores, concebidos com a escada da primeira infância como uma referência importante, são embalados em luz natural, oferecendo ambientes claros e quentes.O teto, inclinado a 45 °, desenha uma casa como uma criança poderia fazer, simples, icônica e gráfica. Os símbolos aplicados nas entradas das salas de aula são usados em ambientes fechados para sinalização
PAISAGISMO
O pátio é composto por um grande espaço verde como sua própria extensão. As áreas periféricas têm seu piso revestido com pedaços de madeira chamados BRF, para o conforto das crianças e melhoraria das condições de vida da vegetação. O pátio da escola abriga uma vegetação rasteira com solo ora macio, ora duro. Algumas árvores são plantadas para permitir a renovação gradual da floresta.
Localizado na parte de trás da escola, há um jardim educacional que é composto por pátios mais elevados para os mais jovens. Uma área dedicada à coleta de águas pluviais que também cria um ambiente favorável para o desenvolvimento da biodiversidade.